19 3794-9700 | WhatsApp: (19) 3794-9700 ccbeuc@ccbeuc.com.br

O que é Chikungunya?

É uma doença infecciosa febril, causada pelo vírus Chikungunya: CHIKV – que pode ser transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus.

No idioma africano makonde, o nome chikungunya significa “aqueles que se dobram”, em referência à postura que os pacientes adotam diante das penosas dores articulares que a doença causa.

No Brasil o risco maior é a transmissão pelo Aedes aegypti, o mesmo mosquito transmissor da Dengue.  

Até o dia 25 de outubro,  828 casos de infecção pelo vírus Chikungunya foram diagnosticados no Brasil. A febre Chikungunya e Dengue são doenças diferentes e podem ocorrer simultaneamente na mesma localidade e até em um mesmo paciente.

Sintomas:

A infecção pelo vírus Chikungunya provoca sintomas parecidos com os da dengue, porém mais dolorosos.

Entre 4 e 8 dias após a picada do mosquito infectado, o paciente apresenta febre de início repentino, e dores intensas nas articulações de pés e mãos, dedos, tornozelos e pulsos.

Podem ocorrer  também, dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele.

Em média, os sintomas duram entre 10 e 15 dias, desaparecendo em seguida. De acordo com a OMS, complicações graves são incomuns.

Prevenção:

Como a doença é transmitida por mosquitos, é fundamental que cada um de nós reforce as medidas de eliminação dos criadouros de mosquitos em nossas casas, no ambiente de trabalho e na vizinhança.

As atitudes que devemos ter são exatamente as mesmas recomendadas para a prevenção da dengue.

– Evitar água parada, uma vez que os insetos a utilizam para se reproduzir.

– Em casos específicos de surtos, o uso de inseticidas e telas protetoras nas janelas das casas também pode ser aconselhado.

Diante de um suspeito, entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica do Município imediatamente.

 

 Para mais informações, clique aqui e aqui.