FAQ

O Centro Cultural Brasil Estados Unidos Campinas é uma franquia?
– Não, o CCBEUC não é uma franquia. A instituição é um Binational Center (Centro Binacional). Binational Centers são instituições autônomas dedicadas a promover a compreensão mútua entre diversos países e os Estados Unidos. Ensinar inglês é um dos principais componentes das atividades. Os Centros Binacionais geralmente trabalham em colaboração com as Embaixadas Americanas mas são independentes no seu gerenciamento financeiro e administrativo.

O que eu preciso para me matricular no Centro Cultural?
– Para um aluno se matricular no Centro Cultural Brasil Estados Unidos Campinas, ele deverá primeiramente fazer o Teste de Nível (Placement Test). Este teste é muito importante, pois ele mostra onde o conhecimento do aluno se localiza dentro do conteúdo do CCBEUC e portanto, qual o estágio mais adequado para o aluno.
É importante para o aluno e para o grupo que todos estejam no nível apropriado pois assim evitam-se frustrações presentes e futuras, além de permitir a correção de erros a tempo.

Sou iniciante. Preciso fazer o teste para avaliar meu nivel de inglês?
– Sim, pois existem dois pontos de início no curso que variam de acordo com o conhecimento que o aluno teve na escola regular ou em viagens, por exemplo. O aluno pode começar o curso no CCBEUC no estágio Starter, que é indicado para iniciantes absolutos ou que precisam de mais tempo de prática oral para sedimentar o seu domínio de base, ou no estágio Basic 1, recomendado para alunos que trazem uma base de inglês da escola regular, alguma prática oral, ou uma facilidade maior para aprendizagem de língua estrangeira. Sendo assim, o aluno que seria classificado para o Basic 1 mas optasse por se matricular no Starter ficaria limitado para colocar em prática o seu pleno potencial de ritmo mais intenso. Já o aluno cujo teste indica que deve iniciar os seus estudos no nível Starter, teria muita dificuldade em acompanhar o ritmo mais acelerado e o conteúdo mais extenso do Basic 1. O mesmo podemos dizer para os interessados nos cursos Teen e Junior.

Há Centro Cultural Brasil Estados Unidos em outras cidades?
– Existem outros Centros Binacionais em várias capitais e cidades do país.

Posso simplesmente me transferir de um Centro Binacional para outro e continuar no mesmo estágio ou terei que fazer um teste?
– Os Centros Binacionais trabalham em conjunto e com a Embaixada Americana para a atualização acadêmica de suas instituições e simpósios com os especialistas internacionais da área de ensino da língua inglesa. Porém, são instituições independentes e portanto têm diferenças de duração de aulas, nomenclatura de cursos, idades de público e consequentemente na escolha de livros e na distribuição precisa do conteúdo. Portanto, cada instituição requer um teste para avaliar o nível de domínio de inglês do aluno naquele momento, dentro do programa de curso daquele BNC e a sua distribuição de conteúdo de gramática, expressões, vocabulário e habilidades de produção e compreensão oral, leitura e produção escrita. Pela qualidade característica dos Centros Binacionais, no geral, o nivelamento tende a ser bastante próximo quando se analisa a quantidade de horas de aula que o aluno teve no BNC anterior.

Caso eu desista do curso, quais medidas deverão ser tomadas?
– No ato da matrícula o aluno ou responsável assina um contrato que deve ser respeitado por ambas as partes. No caso de desistência, o aluno ou responsável deve procurar a secretaria da escola o mais rápido possível (a baixa é feita pessoalmente com a parcela do mês quitada e multa correspondente a valor igual, além de outros encargos de responsabilidade do aluno e/ou responsável, de acordo com contrato).

Tenho um filho que estuda no CCBEUC. Há algum desconto para o meu outro filho?
– Sim. As secretarias das nossas unidades estão aptas a lhe auxiliar com todas as informações sobre estes descontos.

O Centro Cultural Brasil Estados Unidos Campinas tem convênio com empresas?
– Sim, o Centro Cultural tem convênio com várias empresas e sempre busca aumentar estas parcerias. Entre em contato com nossas secretarias e verifique se sua empresa já possui convênio.

Qual é o sistema de avaliação? Qual é a média mínima para aprovação do curso?
– Jovens e Adultos: nestes cursos, de Starter a Higher Advanced, e nos cursos Business OG, a média 95 a 100 é excelente, 90 a 94 muito bom, 81 a 89 bom, entre 75 e 80% desempenho satisfatório, entre 70 e 74% recomendamos aos alunos que atentem-se pois a média 70% é o mínimo absoluto para aprovação. A avaliação é feita a cada 10 aulas e inclui 5 áreas: avaliação oral (baseada na produção e no desenvolvimento oral), redações, 3 testes de compreensão oral (Listening), 3 testes dos conteúdos (gramaticais, de expressões do cotidiano, e incidentalmente de vocabulário): Test 1, Test 2 e Final Test, e nos níveis Advanced, Higher Advanced e todos os níveis do curso Business OG, uma nota semestral de apresentação oral (Oral Presentation). As datas dos testes estão previstas no calendário da escola desde o início de cada semestre. Excepcionalmente algum teste poderá não cair na 10ª ou 20ª aula em função de algum feriado, porém o calendário no site estará sempre correto.
Os resultados destas avaliações são colocados na seção “Boletim de Aproveitamento”, disponível para os alunos, pais de alunos e para as empresas que solicitarem, na área restrita do site da escola, mediante o uso de login e senha.

Se eu perco uma prova posso fazê-la em outro horário? Quais medidas deverão ser tomadas?
– Para que o aluno possa aproveitar ao máximo a análise de seu desempenho nos testes, recomendamos que organize a sua agenda para estar presente no dia do teste. Porém, se por motivo de força maior o aluno perder uma prova, ele deve comunicar imediatamente a secretaria da unidade onde está matriculado para se inscrever para a segunda chamada (informações sobre datas e valores na respectiva secretaria).

Porque preciso pagar uma taxa para realizar a prova substitutiva?
– O aluno recebe no início do semestre um calendário de provas e deve respeitar as datas. Uma prova de segunda chamada acarreta uma série de custos operacionais em até 9 áreas diferentes: Secretaria, Suporte de Coordenação, Impressão, Professor, Secretaria de Coordenação, Assistentes de Coordenação, Laboratório, Departamento de TI e dependendo do caso, até a empresa externa de serviços de servidor.

Como obtenho a senha para acessar a área restrita do site?
– Você pode solicitar os dados de acesso por email ou entrar em contato por telefone. Basta entrar em contato com a secretaria da unidade em que esta matriculado.

Posso montar minha redação com recortes de diversos artigos?
– O Regulamento do CCBEUC reconhece a importância que a pesquisa de ideias e linguagem do tema podem ter nas suas redações (Writing Tasks) e Oral Presentations. Pesquise à vontade – isto é muito saudável! O mesmo Regulamento também coloca a importância que estas atividades orais e escritas sejam construídas com o discurso e com a linguagem do próprio aluno.
Em linha com a política educacional nos Estados Unidos, seja no High School, seja na universidade, simplesmente recortar e colar a fala de outro(s) autor(es) é considerado plágio, e no CCBEUC será considerada tarefa não executada dentro das normas solicitadas, portanto o aluno receberá nota zero. Nos Estados Unidos o plágio é tido na área educacional como crime punível com expulsão, e é um dos principais choques culturais de vários alunos estrangeiros em universidades americanas.
É importante frisar que o uso ocasional de citações curtas de outro autor, com reconhecimento de sua autoria é perfeitamente aceito e, sendo bem utilizada, poderá dar um impacto interessante tanto à sua escrita quanto à sua apresentação oral.

Os cursos têm conversação ou apenas gramática?
– O curso do CCBEUC visa a formação completa do aluno, habilitando-o a se expressar correta e fluentemente tanto na linguagem oral quanto na escrita. Desde o início do curso o aluno é encorajado a falar, inicialmente em situações mais controladas e simuladas. Todos os pontos gramaticais abordados são praticados oralmente e os alunos são estimulados a falar sobre a sua realidade. No curso Avançado, o aluno já tem maior domínio da linguagem (gramática, expressões e vocabulário) e portanto maior fluência, favorecendo cada vez mais a conversação sobre temas atuais, paralelamente à construção da linguagem através dos conteúdos do programa.

Qual a quantidade de alunos por sala de aula?
– O número máximo é de 15 alunos por sala.

Qual a idade média dos alunos em cada curso?
– Crianças de 8 a 10 anos de idade são classificadas nos cursos Junior.
Dos 10 aos 12 anos de idade os alunos são classificados nos cursos Teen.
Os alunos a partir de 13 anos de idade iniciam os seus estudos no curso Básico. Vale lembrar que a faixa etária dos estudantes varia de acordo com o horário do grupo.
Às 7h, 19h, 20h20, e aos sábados, as salas tendem a ser compostas majoritariamente por adultos.

Se eu perco uma aula, posso fazer reposição?
– Recomendamos ao aluno que faltou uma aula que utilize o seu login e senha e verifique na área restrita do aluno no site do CCBEUC qual foi a matéria dada em sala de aula, e em seguida estude pelo Student´s Book e pelo Workbook a matéria dada, e marque por telefone com a secretaria da unidade de seu interesse um horário e utilize o Study Center para fazer exercícios de avaliação da matéria, tirar dúvidas e fazer exercícios de reforço, com o apoio do Facilitador do Study Center, que é um professor de curso. Isso não se trata de uma reposição de aula, mas sim de um bom apoio ao auto-estudo.

O que é o Study Center – Plantão de Dúvidas?
– O Study Center ou Plantão de Dúvidas é um serviço de apoio ao aluno que está com dificuldade em entender a matéria ensinada em sala de aula. Não se trata de reposição de aula ou aula particular. No Study Center o aluno é orientado a detectar as suas dúvidas juntamente com o Study Center Facilitador, que o auxiliará na escolha do material de apoio mais apropriado a ser usado e na realização dos exercícios propostos.
Com o tempo o aluno vai aprendendo a reconhecer onde está a sua dificuldade e vai procurar a solução para o problema de uma forma mais independente. O objetivo do CCBEUC é desenvolver no aluno práticas de estudo eficientes.
O Study Center é oferecido em todas as unidades, e deve ser agendado com pelo menos 24 horas de antecedência na respectiva secretaria. As sessões de Study Center podem durar 75 minutos e são atendidos no máximo 6 alunos por sessão.
Recomendamos ao aluno que não deixe para fazer uso do Study Center em véspera de provas, pois o bom aprendiz estuda sistematicamente.

(Visited 110 times, 1 visits today)